Olha Maria
Vivendo e aprendendo.
Não sabia que Olha Maria tinha "nascido" com outro nome. Pois bem, a informação consta do livro A Harmonia de Tom Jobim, de Carlos Almada, já citado previamente:
Originalmente instrumental e intitulada Amparo, a canção que seria depois renomeada como Olha Maria foi composta em 1969 como parte da trilha sonora do filme The Adventurers, de Lewis Gilbert.
De fato, investigação adicional chegou à evidência material: LP lançado em 1970 pela Paramount Records. Sob o nome de "Dax & Amparo (Love Theme)" encontra-se a futura Olha Maria. Compartilha o berço outra composição famosa de Jobim, Chovendo na Roseira, aqui ainda batizada de Children's Game. Os arranjos e regência são de Eumir Deodato.
Na mais pura tradição de Catulo da Paixão Cearense, "Dax & Amparo (Love Theme)" foi rebatizada após receber letra em português, concebida por Vinícius de Moraes e Chico Buarque.
O primeiro registro fonográfico da agora Olha Maria aparece no LP Construção, de Chico Buarque (1971).
Já se ouve neste álbum o arranjo que serviu de base para a orquestração que iremos executar. É muito interessante notar a diferença entre os arranjos, que diferenciam um "love theme" de um pungente testemunho do fim de uma relação amorosa.


Nenhum comentário:
Postar um comentário