Pesquisar este blog

sábado, 26 de julho de 2025

 Passarim

Seguindo a ordem alfabética, esta é a ultima peça do repertório selecionado.

Como já abordado quando falei da Abertura, Passarim também faz parte de uma trilha sonora. No caso, para a minissérie O Tempo e o Vento, baseada na obra de Érico Veríssimo.

A composição constitui-se em perfeito exemplo da fase "ecológica" de Jobim. Sobre a letra da música, também de Jobim, encontrei esta breve análise que reproduzo parcialmente abaixo:

A canção 'Passarim' de Tom Jobim é uma obra que reflete sobre a melancolia, a perda e a busca incessante pela felicidadeA letra utiliza a metáfora de um pássaro que tenta pousar, mas é constantemente impedido, seja por tiros que o ferem ou por outros obstáculos que o fazem continuar voando.

A composição foi registrada fonograficamente em 1985 no LP O Tempo e o Vento, com a participação de Danilo Caymmi e coro.

Entretanto, o arranjo no formato proposto para nossa formação aparece no álbum Passarim, lançado em 1987 pela gravadora Polygran Discos.

Acompanham o compositor os vocais de Ana Lontra Jobim, Elizabeth Jobim, Maucha Adnet, Paula Morelenbaum, Paulo Jobim e Simone Caymmi.



https://open.spotify.com/intl-pt/track/2ILOybKqfaoqpqhRXRrnfN?si=f63e0bc9a9c14a3d

Encerro esta série de posts esperando haver disseminado o vírus de minha febre jobiniana. Não tenho vontade de me curar...

Agradeço sinceramente a atenção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário